quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TIPOS DE TAÇAS E SEUS USOS - Muito além do copo de requeijão!

Engana-se quem pensa que a mesma taça na qual bebe-se vinho tinto pode-se beber vinho branco.
E nem só de copo americano faz-se um BOM bar.
Sempre tive minhas dúvidas sobre a vasta tipologia de copos e taças e sempre me perguntei pra que tanta coisa!
Mas se é para o melhor sabor da bebida e bem geral da nação, digo ao povo que explico pra que taaaaantaa taça.

TIPOLOGIA DE COPOS E TAÇAS 
(mas eu ainda continuo achando fofos aqueles copos de requeijão com prints de desenhos animados!)

1- Cerveja e chope - copo de tamanho alongado, conhecido como tulipa. Esse formato favorece a formação de espuma e ajuda a manter a temperatura. No páreo para melhor copo de cerveja estão as MUGS que são aquelas canecas de Chopp, geralmente armazenada no congelador, podendo ter vários tamanhos. Entre 350 e 370ml.

2- Bebidas quentes - como o irish coffee: a caneca é conhecida como coffee mug, toddy ou caneca para hot drinks. 450ml.

3- Espumante e champanhe - a taça flûte fina e elegante mantém as borbulhas da bebida por mais tempo. A flutê substituiu a antiga taça de champagne(semelhante à uma taça martini um pouco mais arredondada) justamente por reter por mais tempo o perlage que se desprende do champagne. Entre 180 e 280ml.

4- Martinis e coquetéis gelados - a tradicional taça de coquetel é imprescindível em qualquer bar. A sua sofisticação e elegância ímpar contrasta com uma silueta de linhas retas e sóbrias. Traduz todo o glamour dos anos de reinado dos coquetéis clássicos. Serve coquetéis gelados (mas sem gelo), não combina muito bem com decorações mais vistosas e nem com canudos, mesmo que cortados. De 90 à 180 ml.

5- Espumante e champanhe - semelhante à taça flûte. Seu formato também mantém a efervescência por mais tempo.

6- Vodca e cachaça - tem o tamanho para uma dose. O copinho fino, com base grossa, evita que o calor das mãos esquente a bebida. Conhecida como shot. Serve bebidas sem gelo e geralmente puras. De 35 a 60ml.

7- Vinho branco - a taça é menor do que a de vinho tinto porque a bebida deve ser servida aos poucos, para não esquentar (o vinho branco deve ser consumido gelado). O bojo é menor para conservar o aroma, mais delicado do que o do vinho tinto. Esta taça também é usada para servir vinho rosé.

8- Coquetel de frutas - a taça, bojuda, é ideal para bebidas cremosas, à base de creme de leite e leite condensado, assim como bebidas tropicais e refrescantes. Ótima para decorações extravagantes. Conhecida como Hurricane. 450ml.

9- Vinho tinto - a taça tem corpo grande para realçar o sabor e o aroma da bebida. É mais larga do que a do vinho branco porque os tintos não precisam estar gelados.

10 - Margarita - com haste fina e boca larga é indicada para servir o coquetel típico mexicano. Na hora de servir esse drinque, costuma-se molhar a borda da taça com suco de limão e depois encostá-la em um prato com sal. Entre 350 e 500ml.

11- Coquetéis tropicais e refrescantes - a taça é indicada para servir bebidas supercoloridas e decoradas.

12- Uísque - o copo é largo para acomodar os cubos de gelo, que geralmente acompanham a bebida. Nele também podem ser servidas caipirinhas e outros drinques. Temos o Old Fashioned (clássico copo para servir whisky puro ou com gelo, também muito usado para vários coquetéis, como o próprio old fashioned. Tem de 180 à 350ml.) e o On-the-Rocks (também chamado de double old-fashioned, tem um formato mais apropriado para servir bebidas com gelo, conforme sugere o seu nome. Em geral, de 350ml).

13- Bebidas destiladas e coquetéis refrescantes - o tradicional copo long drink é indicado para servir água, refrigerante, suco ou bebidas com bastante gelo, como club soda. Também conhecido como HighBall, entre 250 e 410ml.

ALÉM DESSES TAMBÉM TEMOS:



COPO AMERICANO: o popular dos bares, "butecos", padarias e das receitas!
Muito bom "praquela" cervejinha no fim do expediente.







BALLON: algumas vezes esta denominação é utilizada erroneamente para o copo do tipo snifter. Trata-se de um copo versátil servindo desde coquetéis, cervejas atévinhos. Atualmente, para coquetéis o copo do tipo hurricane é mais utilizado. 450 à 600 ml.








COGNAC: diferentemente do copo brandy snifter, este copo não é tão bojudo e tem a haste mais alta. Próprio para a degustação de cognacs. 180 ml








BRANDY SNIFFER OU COPO CONHAQUE: o nome é uma alusão ao ato de de se inalar os aromas do cognac e outros brandies. Tradicionalmente este copo tem a haste curta e o bojo arredondado de modo que a palma da mão possa aquecer o copo e assim desprender o bouquet da bebida. Atualmente os produtores de cognacs têm direcionado o seu marketing para que se beba estes famosos brandies também com gelo, como é comum nos EUA. Neste caso o copo mais apropriado seria um on-the-rocks. É também conhecido como copo napoléon. Com tamanhos desde 100 até 1.500 ml.






PONY, CORDIAL, CÁLICE OU TAÇA DE LICOR: um dos souveniers prediletos da clientela que gosta de embolsar (literalmente) lembranças dos restaurantes. Existem nos mais diversos formatos, tendo em geral de 35 à 60ml.






SHERRY: em inglês é o mesmo que xerez (ou jerez) e é o copo usado para servir vinhos fortificados. Além do próprio xerez, omadeira e o vinho do porto. Também pode substituir o copo do tipo cordial para servir licores ou ainda para grappa. 90 à 180 ml.









PARA VER SE APRENDEU MESMO TENTE ESTE QUIZ QUE A REVISTA CASA E JARDIM PREPAROU: QUIZ: QUAL É O COPO CERTO?


NEM SÓ DE BEBIDAS VIVEM AS TAÇAS...

Engana-se também que pensa serem as taças apenas o receptáculo (nossa que nome bonito!) de bebidas.
Seu uso pode ir muuiiitooo além de drinks e ser muito útil em decorações e serviço de aperitivos.
Castiçais, luminárias, porta petiscos, decoração com plantas... São algumas das várias possibilidades que este utensílio nos oferece.
Abuse das cores, materiais, formatos, estampas, texturas, tamanhos e surpreendas seus convidados com decorações simples, mas que ao mesmo tempo são muito sofisticadas!

INSPIRE-SE:

USADA COMO VASOS! ADOREI ESSA IDÉIA!

ESSA FOI A IDÉIA QUE MAIS AMEI!


CANDELABROS CHIQUES!
OLHA QUE LINDA COM A SALADA CAPRESE!
SEMPRE AMEI PIMENTAS COMBINADAS COM ROLHAS!

COM CHOCOLATES! FICOU LINDOO!

EXPLORE TODAS AS POSSIBILIDADES E FAÇA AQUELA TAÇA ESQUECIDA NO FUNDO DA CRISTALEIRA VOLTAR À MESA!


fontes:  imigrantesbebidas.com.br; imagens google.

Um comentário:

  1. Gostei muito da matéria. Ajudou a escolher os uns 10 (dez)tipos de copos e taças que preciso ter. Claro não serão os 19(dezenove).

    ResponderExcluir