quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Beleza que se põe à mesa - FLORES COMESTÍVEIS

Se existe algo na natureza que agrade o olhar são as flores.
Suas cores, texturas, aromas, designs.
Não é aleatoriamente que os chefs passaram a usá-las na culinária enfeitando prato e também agregando sabor nos preparos.

Lembro-me quando comi uma salada de rosas com laranja e noz-moscada... Uoooow! 
O sabor suave das rosas, meio adocicado fundiu-se harmonicamente com as notas cítricas da laranja e a ardência da noz-moscada.

Não há como negar o realce gerado pelas flores em qualquer decoração, elas dão um toque de sutileza, leveza e elegância à composição.

Apesar da maioria das flores possuírem alcalóides o que as torna venenosas, mas conhecendo mais a fundo este universo floras encontramos variedades dignas do paladar.

AS MAIS TRADICIONAIS SÃO:

 Amor Perfeito - flores delicadas que são boas para adornar saladas. Outros usos incluem flutuar sobre a sopa, decorar sobremesas e guarnição para pratos. Não negligencie seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor-perfeito têm um sabor ligeiramente adocicado.





         Capuchinha (tropaeolum majus) - estas flores perenes são as favoritas de saladas de verão. Fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. Elas são boas recheiadas, cristalizadas ou como guarnição. Elas têm um gosto ligeiramente apimentado. As sementes são até usadas em substituição a pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.



      Dente de leão - deliciosos an salada, se colher as flores jovens e servir logo em seguida. Elas têm um sabor doce, parecido com mel.





      Flor de cebolinha - estas são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado. Flores de alho também são boas e vão dar um toque de alho a sua salada ou prato.





      Hibiscos - apropriado para saladas e para fazer xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Existem algumas notas cítricas e frutadas no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido, logo use com parcimômia.




      Lavanda - Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléia, tortas, vinho, vinagrete - a lista é infinita. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.




      Pétalas de rosas - Pétalas de rosas são renomadas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, guarnições, geléias, manteiga, gelo e muito mais. Água de rosas é um uso famoso de pétalas de rosas.








     TEMOS TAMBÉM:

      Flor de Abobrinha (Cucurbita pepo): Pode ser frita com uma massa igual à da panqueca salgada, com um pouco de vinho branco ou recheada.




      Borago (Borago officinalis): Tem aroma leve e suas pétalas coloridas decoram muito bem vários pratos e saladas. Também pode servir como chá.






      Calêndula (Calendula officinalis): Suas pétalas devem ser retiradas para ornamentar pratos e saladas (o talo não é utilizado por ser muito duro). As pétalas também podem ser misturadas à água quente para fazer chás.









      Camomila (Camomila officinalis): Usada para decorar saladas e pratos. Serve também para fazer chás.







      Decida para que você quer flores comestíveis. Exemplos incluem:
  • Saladas, verduras e frutas.
  • Doce de flores (doce de violetas, rosas açucaradas, ou lavanda são doces a moda antiga deliciosos).
  • Adicionar aos pickles, geléias, vinagretes, caldas, açucar, etc.
  • Panificados como biscoitos, bolos e pães.
  • Sobremesas, como sorvetes, cheesecake, tortas, etc.
  • Para decoração; guarnição de pratos e bolos, entre outros.
Prepare as flores

 Existem várias coisas a fazer antes de poder usar as flores.

  • Colha as flores. O melhor momento para colher floes é logo após o orvalho ter secado, logo de manhã. Ou no fim da tarde, após o calor do sol ter baixado, se as flores aparentarem estar em boa condição. Não colha as flores no meio do dia, ou o calor pode secar o sabor e causar uma perda de sabor e cores.
  • Remova os estames e pistilos. Se forem óbvios (em flores grandes), remova-os. Partes brancas e grandes estames e pistilos normalmente são amargos, e não devem ser mastigados.
  • Lave as flores. Balance as flores para remover insetos, detritos e terra. Inspecione com cuidado para ver se as flores estão sujas, e lave-as com água gentilmente, usando um coador de chá. Ou use um spray de água gentillmente, pois as flores machucam com facilidade. Se a flor for especialmente delicada, um breve mergulho deve servir.
  • Seque com toalhas de cozinha. Use toalhas de papel, e deixe secar no ar. 
Além da decoração - Receitas

Flores gratinadas

INGREDIENTES:
- 20 flores de abobrinha lavadas e sem o cabo da base
- 200g abobrinha em cubos
- 150g cogumelo em cubos
- 100g cenoura em cubos
- 100ml creme de leite fresco
- 10 aspargos picados
- 2 cebolas picadas
- 3 fatias de pão amolecidos no leite
- 100g queijo parmesão ralado
- 1 colher de sopa de manteiga
- Azeite
- Sal
- Pimenta

Molho:
- 150g manteiga
- 30ml vinho branco
- 20ml vinagre
- 30ml de água
- 50g salsa picada

PREPARO:
Leve ao fogo um pouco de azeite e salteie levemente a abobrinha, o cogumelo, a cenoura, a cebola e o aspargo. Adicione a manteiga. Depois de 5 minutos junte o creme de leite e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Transfira para uma tigela e deixe esfriar por 10 minutos. Adicione o pão amolecido e o queijo parmesão. Recheie as flores com um saco de confeiteiro com cuidado para não romper.

Molho:
Ferva o vinho, com o vinagre e a água até reduzir a metade. Deixe esfriar por 5 minutos e adicione aos poucos a manteiga derretida, sem parar de mexer com um batedor. Adicione a salsa, sal e pimenta. Arrume as flores em uma travessa, regue com o molho e leve ao forno para gratinar.


Gelatina de hibisco

INGREDIENTES:

Para o creme:
- 8 ramos de salsinha
- 5 ramos de endro
- 1 xícara (chá) de mascarpone
- sal a gosto

Para a gelatina:
- 1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor
- 30 flores de hibisco desidratadas
- 1 pitada de pimenta caiena em pó
- 100 g de salmão defumado


PREPARO:
Em uma tigela refratária, coloque a gelatina, adicione 4 colheres (sopa) de água e deixe hidratar por 4 minutos. Em seguida, leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Retire do fogo e reserve.
Leve ao fogo uma panela com as flores de hibisco e 2 xícaras (chá) de água. Deixe ferver por 8 minutos, ou até obter um chá de cor bem forte. Retire do fogo, tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos. Em seguida, coe o chá em uma peneira, espremendo bem as flores para atrair o máximo de líquido.
Junte ao chá a gelatina dissolvida, a pimenta caiena e mexa até obter uma mistura homogênea. Umedeça com água dois recipientes, com capacidade para 300 ml cada um, e despeje a mistura. Disponha as fatias de salmão e cubra os recipientes com filme plástico. Leve à geladeira por 2 horas, ou até a gelatina ficar firme.

Creme:
coloque as ervas em uma tigela, junte o mascarpone e o sal e misture delicadamente com uma colher até obter um creme homogêneo. Cubra com o filme plástico e coloque na geladeira até o momento de servir. No momento de servir, espalhe o mascarpone em dois pratos e desenforme a gelatina por cima. Decore com tiras de salmão defumado e endro.



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário